Brandade de Bacalhau da Elvira

Elvira  Bistrot

“A brandade de bacalhau é um especialidade típica do Sul-Oeste de França. Existem algumas variantes de uma região para outra. Esta receita, com batatas e sem pimentos – ao invês da brandade basca – é deliciosa e relembra bastante o prato português de bacalhau dito “à Conde da Guarda”… A receita original é do André, autor do blogue francês Recettes.”

Ingredientes para 4 pessoas

– 400 g de bacalhau demolhado
– 2 folhas de louro
– 600 g de batatas
– 1 raminho de salsa
– 2 dentes de alho
– sumo de 1/2 limão
– 10 cl de natas (creme de leite fresco)
– 1/2 copo de azeite
– sal & pimenta
– manteiga q.b.

Preparação

Colocar as postas de bacalhau num tacho com as folhas de louro. Cobrir com água fria (sem sal). Cozer em água a fervilhar por 10 minutos. Deixar o bacalhau arrefecer na água de cozedura.

Descascar e lavar as batatas. Cozer em água a ferver por 20 minutos.

Escorrer o bacalhau, reservando metade da água de cozedura. Remover cuidadosamente as peles e as espinhas. Desfiar o peixe e reservar.

Escorrer as batatas e desfazê-las em puré com o auxílo de um garfo. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Picar finamente a salsa com os dentes de alho. Colocar o bacalhau desfiado numa frigideira anti-aderente. Juntar a salsa e o alho. Regar com o sumo de limão.

Aquecer em lume brando, adicionando o azeite em fio e mexendo com uma colher de pau. Cozinhar por 4-5 minutos, sem parar de mexer.

Adicionar o puré de batata e as natas. Misturar muito bem para ligar os ingredientes. Se for necessário, acrescentar um bocadinho da água de cozedura do bacalhau. Rectificar os temperos.

Transferir o preparado para uma assadeira ligeiramente untada com azeite. Alisar a superfície com o auxílio de um garfo e espalhar pedacinhos de manteiga. Levar a gratinar no forno por 10 minutos, ou até a brandade se apresentar levemente dourada. Servir de seguida, com salada mista.

Acompanhe este delicioso prato, neste friozinho, com:

Cabernet Sauvignon, Colheita 2006 – 6 meses em barricas de carvalho francês e americano. Aromas de cerejas, sutil toque de pimenta e suave contribuição da madeira. Em boca: macio e quilibrado, com gosto de cerejas e cassis. Temperatura de consumo: entre 16 e 18 graus centígrados. Teor alcoólico: 14%

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s