Malbec, de Mendoza

Cosecha de Malbec, Mendoza. Argentine Wine Pro

Colheita do Malbec, Mendoza.

Os melhores vinhos argentinos são elaborados no vale de Mendoza, nas encostas dos Andes, onde existem mais de 900 bodegas num espaço de 150,000 hectáres (370,500 acres). Producem o 70% das uvas para vinho do país, alcançando desta forma o quinto lugar de produção no mundo.

Os desertos de Mendoza se voltarom férteis com um sistema de canais de irrigação inclusive antes da chegada dos espanhóis.

A região continúa sendo seca, porque os Andes evitam que o ar húmedo da costa do Pacífico atinga o vale.

Os vinhedos estão sembrados à alturas relativamente altas: de 1,500 a 5,777 pés (460 a 1760 metros).
”Temos irrigação por goteio que aproveita o deshelo, que  dá níveis de pH mais baixos, uma maior acidez, uma cor mais intensa e uma fabulosa capacidade de amadurecimento em nossos vinhos”, dice Laureano Gómez, enólogo.

Em uma degustação em Nova York com Gómez fiquei impresionado com o Reserva Malbec colheita 2006 da Salentein, um tinto grande, brilhante e muito elegante amadurecido em barrica entre 12 e 14 meses  logo em garrafa 6 meses mais. Sería comparável a um bordeaux de segunda colheita ou aos tintos prémium do Napa Vale, a um custo de US$20.

O Premium Malbec colheita 2004 da Salentein fue mais complexo, com várias capas de sabor, minerais e especias. Seu conteúdo alcoólico de 15%  e ainda assim firmes taninos significam que melhorará com o passar do tempo nos próximos anos. Em US$60 é um Malbec argentino barato.

O mês passado também assistí a uma degustação de vinhos argentinos em Spago, no hotel Ritz-Carlton em Bachelor Gulch, Colorado, organizada pelo consultor de vinhos da revista Bon Appetit, Steve Olson, e o sommelier máster de Spago, Sean Razee. Nela descobri que os viniviticultores argentinos producem com éxito outras variedades ademais da Malbec.

John Mariani escreve sobre vinhos para Bloomberg News.

Anúncios

Uma resposta para “Malbec, de Mendoza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s